quinta-feira, 8 de agosto de 2013










Terra de cristal – Arte e Literatura – Narrativa associativa

 Mês de junho de 2011. De férias pela Europa, tive a oportunidade de visitar alguns museus e galerias de arte– Suíça e Portugal – pois estavam no meu roteiro. Assisti ao que há de mais contemporâneo em matéria de arte no mundo atual. Pinceladas de saudosismo se faz presente nesse contexto um tanto conturbado de massas urbanas pelo mundo a fora gerando uma certa mensagem apocalíptica, em algumas interpretações. O fim do mundo estaria próximo? Um certo atavismo? Seria o fim de si mesmo, do homem pensante – a tábula-rasa. Abertas interpretações ao espectador.

Textos dão completude à mostra de artes plásticas e retrata dessa forma a nudez do artista. De certa maneira sua autobiografia em três dimensões.

Escultura, instalação, pintura, vídeo em performance baseada em pedaços de textos com larga visão cultural e referências históricas.

Presenciei a mais compreensiva exibição dos trabalhos da artista Mai-Thu Perret que ora reside na cidade de Geneva  na Suiça.

“ The Adding Machine” em exibição no Museu de Aargau – Suíça, onde tive a grata satisfação de apreciar a utilização da contoversial técnica do “Cut up” do escritor norte americano William S. Burroughs que costumava cortar páginas de seus manuscritos e o subsequente rearranjo dos pedaços escritos de maneira alheatória. O que foi de certa maneira utilizada na apresentação dos trabalhos dessa artista. O resultado foi uma impressiva narrativa associativa. Justaposições que abrem novas referências cruzadas e significados entre trabalhos individuais.

Havia ainda uma relação dos trabalhos com um texto base escrito pela artista através de anos de experiência. O assunto do texto dizia sobre a utópica narrativa comum de mulheres que vivem no deserto do Novo México em ordem de escape à social estrutura patriarcal capitalista. A história oferece uma grande inspiração temática para o trabalho artístico. The Crystal Frontier é parte desse texto apresentado que se inclui no livro por ela escrito e intitulado “ Land of Crystal”(Terra de Cristal).

 

Amália Grimaldi

 
Escritora e Artista Plástica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário